quarta-feira, 20 de abril de 2011

Programa JESSICA

JESSICA - Financiamento sustentável para projectos de desenvolvimento urbano

O programa JESSICA (Apoio europeu conjunto para o investimento sustentável nas zonas urbanas) permite às cidades beneficiarem de investimentos inovadores que combinam subsídios e empréstimos da UE.
JESSICA é uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia, do Banco Europeu de Investimento e da Banca de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB), lançada em 2006.
Permite aos Estados-membros a às regiões investir uma parte das ajudas recebidas no âmbito dos Fundos Estruturais, em fundos renovàveis em vez de subvenções pontuais. O que significa que meios financeiros podem ser reciclados para reforçar e acelerar investimentos a favor de zonas urbanas.
Estes investimentos, que podem tomar a forma de fundos próprios, empréstimos ou garantias, eventualmente combinados, são efectuados através de fundos de desenvolvimento urbano e, se necessário, de fundos de participação.
15 Estados-membros já manifestaram interesse neste Programa (Alemanha, Bélgica, Bulgária, Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Polónia, Portugal, República Checa, Reino Unido e Suécia).

Este Programa em que a cidade está incluída, também faz parte do nosso programa de estágio. A candidatura será feita até ao final de Junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário